sábado, 12 de maio de 2012

A Vida Secreta de Jesus

Quem, entre cristãos e não cristãos, já não se perguntou como foi a vida, a educação e a formação filosófica de Jesus dos 12 aos 30 anos? A Bíblia não informa nada sobre a vida dele durante esse período.
Pelas narrativas do livro sagrado dos cristãos, sabemos apenas de seu nascimento e de alguns fatos de sua infância, como a surpresa que causou aos sacerdotes do templo de Jerusalém, ao revelar grande sabedoria, aos 12 anos de idade.
Jesus, aos 12 anos, no Templo de Jerusalém
jesus_aos_12-anos
Depois desse episódio só há registros, no Novo Testamento, do que ocorreu três anos antes de ele morrer na cruz.
Essa lacuna, porém, é preenchida com documentos importantes, como os evangelhos apócrifos (ocultos, secretos), que narram histórias sobre a vida de Jesus, escritas por seus contemporâneos, a exemplo do de Tomé, e que foram desprezados ao longo dos séculos pelos líderes das religiões cristãs, que os consideravam uma heresia.
A igreja catolica só aceita como autênticos os quatro evangelhos atribuídos a Mateus, Lucas, Marcos e João. A escolha foi feita em votação acirrada no Concílio de Nicéia, no ano 325 da Era Cristã.
Os manuscritos do Mar Morto
Outra fonte de informação importante e reveladora sobre a adolescência de Jesus são os pergaminhos gnósticos.
Esses documentos, achados no Egito, em 1945, reunem os ensinamentos que Jesus teria passado a alguns de seus seguidores, membros da seita essênica, que buscava o conhecimento completo e transcendental de tudo o que existe no nosso mundo.
Estudos na Palestina, India e Tibete
Em 1947, foram achados seis manuscritos em uma caverna perto do Mar Morto, em Qumram, na Jordânia.
Segundo cientistas que os examinaram , eles foram escritos pelos essênios, povo místico que viveu entre 2 a.C e 2 d.C, na Palestina.
Em 1950, o arqueólogo inglês Lankester Harding, diretor do Departamento Jordaniano de Antiguidades, publicou um texto sobre o teor desses manuscritos.
Segundo Harding, a revelação mais surpreendente é a da semelhança entre os preceitos dos essênios e os ensinamentos que Jesus viria difundir mais tarde.
Bem antes dessas descobertas, Harvey Spencer Lewis, líder da Antiga e Mística Ordem Rosacruz nas Américas, já afirmava a origem essênica de Jesus.
Harvey diz que Jesus foi educado em um colégio localizado no Monte Carmelo, na Palestina. Depois disso, ele começou a estudar profundamente as antigas religões e diversas seitas que influenciaram o desenvolvimento da civilização moderna.
Para isso, foi para a índia e o Tibete, onde conviveu durante alguns anos com sábios budistas.
Iniciação em pirâmide do Egito
Ao deixar a Índia, Jesus teria viajado para a Pérsia (atual Irã) onde esteve em colégio de magos.
Spencer conta ainda que Jesus foi à Grécia e ao Egito, onde teria sido iniciado nos mistérios da Grande Fraternidade Branca, obtendo o título de mestre, numa cerimônia realizada nas câmaras secretas da pirâmide de Quéops.
Depois, já com 30 anos, ele voltou à Palestina, onde foi batizado por João. Foi no momento dessa cerimônia, típica da tradição essênica que, dizem, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de luz intensa e, em seguida, de uma luminosa pombra branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário